Ads

terça-feira, 5 de março de 2013

Wäls Petroleum, Brasil (2012)


Rótulo: Cerveja do estilo Russian Imperial Stout. Produzida com diversos tipos de grãos escuros, corpo aveludado, licoroso e denso. Aromas complexos de chocolate belga, café, toffee e caramelo. 

Amargor equilibrado. Espuma de baixa formação e longa durabilidade. Maturada com cacau extra bruto/torrado Belga. Receita desenvolvida pela cervejaria DUM do Paraná. 

Harmoniza com carnes vermelha, combina muito bem com sobremesas a base de chocolate e sorvete de baunilha.

Opinião: Cerveja que é cumpre o que foi descrita no rótulo: licorosa, quase não apresenta espuma. Cor preta opaca, é possível ver a levedura ainda no fundo da garrafa, mostrando qualidade. 

Aroma que enche os pulmões, apresenta chocolate amargo e evidência um pouco o álcool. O teor alcoólico elevado não prejudica em nenhum momento a cerveja, mas o drinkability é médio.

No paladar, predomina chocolate amargo com a indicação do café e um pouco de caramelo no retrogosto, deixando a sensação doce.

Recebi a indicação de levar um chocolate amargo junto dessa cerveja. Mas o interesse é acompanhar a dica do rótulo de um sorvete de baunilha para contrastar. 

Curiosidade: "Nasceu na panela” em Curitiba, depois, ocorreu uma parceria entre a cervejaria DUM e a Wäls de Belo Horizonte para se tornar a Petroleum.

Nota Brejas & Cia: 8,9.
____________________